O conceito de hosting de sites (ou hospedagem de sites - em Português) define um serviço de Internet que provê a armazenagem dos dados de um determinado website. Trata-se de um conjunto de servidores localizados em um Data-Center, onde são hospedados os artigos, imagens, vídeos, bancos de dados, e demais informações pertinentes a um website.
Quando se inicia um site na Internet é necessário se obter um serviço de (hosting) hospedagem para o site. E esse serviço pode ser de vários tipos: próprio, contratado ou não oneroso.
Hospedagem de sites em servidor próprio
Existem empresas ou mesmo pessoas que optam por armazenar seus websites em seu(s) próprio(s) servidor(es). Essa é uma estratégia que pode poupar dinheiro com contratos de hosting, tendo em vista que não é necessário fazer o pagamento mensal do serviço de hosting, mas, por outro lado, exige conhecimento técnico para manter e operar o servidor, e ainda é preciso contratar um link dedicado.
Hosting ou Hospedagem contratada
Outra forma de hospedar um website é por meio da contratação de um serviço de hosting. Existem diversas empresas no Brasil ou no exterior que fornecem o serviço de hosting (hospedagem).
Nessa situação, o dono do website não precisa se preocupar com manter o servidor ou configurá-lo, bastando transferir o conteúdo para o servidor contratado. Essa é uma opção que é a mais utilizada no mercado em hosting (hospedagem) de websites profissionais, de empresas ou mesmo de comércio eletrônico.
Entretanto, mesmo com a manutenção e operação ficando por conta da empresa de hosting (hospedagem), ainda assim é necessário um certo conhecimento técnico, pois será necessário configurar o website no servidor contratado.
Hosting não oneroso
Existem também meios de hospedar o site sem ônus e, evidentemente, essa é a forma mais usada na Internet, pois tem implica pagamentos mensais para serviços de hosting. A forma mais simples de fazer o hosting não oneroso (hospedagem não onerosa) de um website é através do Google.
O Google não faz propaganda de hosting não oneroso , mas o fato é que o Google fornece esse serviço não oneroso, através de seus diversos serviços, especialmente o Google Sites e o Blogger.
Com o Google Sites é possível criar um website, inclusive com domínio próprio ( exemplo: www.seusite.com.br ) e hospedá-lo no Google. O Hosting nesse caso será sem custo e não será necessário o pagamento de valores mensais.
Outra opção é a através do Blogger. O serviço de Blog do Google (Blogspot ou Blogger) também permite que um blog seja hospedado no Google, sem custo algum - hosting não oneroso (hospedagem não onerosa), inclusive com domínios próprios, o que permite que você coloque seu site com o domínio que quiser ( exemplo www.seusite.com.br ou www.seusite.com ou www.seusite.net).
Ocorre que essa opção por hosting não onerosa do Google implica algumas limitações. O serviço do Google Sites, por exemplo, estabelece algumas limitações para o site, não dando liberdade total para o dono. Entretanto, como o Google limita o grau de liberdade do proprietário do website, isso também é uma garantia de sergurança.
Hospedagem do Serviço de e-mail
Em qualquer tipo de hospedagem (hosting), própria, contratada ou não onerosa, em geral, também é configurado o serviço de e-mail. Dessa forma, se você optar pelo servidor próprio, terá que configurar o serviço de e-mail.
Da mesma forma, ao se optar por um serviço de hospedagem contratada (paga), terá que configurar o serviço de e-mail. No caso dos serviços de hospedagem não onerosa do Google - Google Sites ou Blogger, é possível também configurar o serviço de e-mail, através do Google Apps. E, novamente, o serviço é isento de pagamento para até 50 contas de usuários.
Conclusão
Ao criar um website, o usuário terá que escolher entre qual serviço de hospedagem irá usar. O serviço de hospedagem não onerosa do Google será o suficiente para a maioria dos usuários, que pretendem manter um blog ou um site pessoal, ou mesmo para pequenas empresas, que querem apenas criar um site institucional.
Já para serviços mais profissionais e websites maiores, será necessário contratar um serviço de hospedagem pago (contratado), no Brasil ou no exterior. E, por sim, em algumas situações muito específicas, é possível armazenar o website em um servidor ou website próprio.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.